EU INDICO: A Outra História Americana

EM Colunas
karina
1 semanas atrás

A-Outra-História-AmericanaA Outra História Americana (American History X – 1998)
Diretor: Tony Kaye
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Elliott Gould
Nota: 5/5
Distribuidora: Warner Bros
Duração: 119min
Lançamento: 16 de abril de 1999

No Eu Indico dessa semana vamos falar de um filme que eu assisti há mais de 10 anos atrás, num dia em que eu estava muito entediada passando de canal em canal (se não me engano assisti no SBT, obrigada Silvio Santos), o filme estava começando e ele destruiu meu tédio em menos de 5 minutos; lembro até hoje que em cada cena que eu assistia eu pensava “WOW, como nunca ninguém me recomendou esse filme antes?”. É por isso que até hoje sempre que me perguntam sobre um filme bom esse é um dos primeiros títulos que me vem à mente!

Com uma trama bem simples, o protagonista Derek (Edward Norton) é o filho mais velho de uma família de classe média norte-americana que, após a perda do pai que era bombeiro e morreu num incêndio em um bairro negro dos Estados Unidos, vê o padrão econômico da família cair e os problemas chegarem aos montes; buscando uma saída para seus problemas e para a sua raiva do mundo, torna-se líder de uma gangue de racistas.

A-Outra-História-Americana2

Toda a violência crescente da ideologia radical do meio em que ele vive o leva a cometer um assassinato, ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão Danny (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho. “A Outra História Americana” consegue ser um filme que mesmo assistindo há tantos anos atrás ainda consigo lembrar claramente de muitas cenas (as cenas que mais me marcaram é a cena em que Derek comete o assassinato e as cenas dele dentro da prisão).

A-Outra-História-Americana1

A realidade é tão cruamente exposta que as vezes parece um documentário, os acontecimentos e suas consequências fluem naturalmente ao ponto de que a situação vivida é tão coerente que a luta do Derek para impedir Danny torna-se a nossa luta. Esse sem dúvida é um filme que vai além de entretenimento, ele deveria ser empregado no currículo das escolas, esse é aquele tipo de filme que os questionamentos vão seguir com a gente mesmo depois da última cena.

O filme é facilmente encontrado online e para quem se apaixonar pela história o DVD está sempre em promoção nos principais E-commerce do Brasil.
Confira o trailer:

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS