Quem foi Will Eisner em “Ao Coração da Tempestade”?

EM HQ/Graphic Novel
karina
2 mês atrás

Ao-Coraçao-Da-Tempestade-Will-EisnerLivro: No Coração da Tempestade
Autor/Ilustrador: Will Eisner
Notas: 4/5
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 208

Em muitas das indicações de artes gráficas aos sábados mencionamos essa HQ; aquela HQ é vencedora do Eisner (Oscar dos Quadrinhos), mas afinal de contas quem é o EISNER? Pensando nisso, a indicação dessa semana é uma HQ do próprio.

“Ao Coração da Tempestade” é uma Graphic toda em preto e branco, que tem um tom autobiográfico e retrata uma Nova York antiga através dos olhos do garoto Willie que está indo de trem servir o exército na segunda guerra mundial, e durante a viagem vai relembrando o passado.

A narrativa gráfica é bem livre, alguns quadros não têm delimitação e se misturam entre eles; os desenhos misturam um toque realístico (tipo respeitando a coerência da anatomia humana) e a caricatura (em alguns momentos aparece um olho esbugalhado ou um movimento mais exagerado).

Ao-Coraçao-Da-Tempestade-Will-Eisner1

Durante a viagem de trem são as pessoas, os objetos e/ou locais que nos levam a “Flashbacks” do passado, por onde Willie e sua família viveram. Embora o Willie não se coloque como narrador, são suas lembranças ou as lembranças que tem de seu pai e de sua mãe que conhecemos como e o porque seu pai imigrou para os Estados Unidos, ou as situações vivas por sua mãe no começo do século 20.

ao-coração-da-tempestade-will-eisner-4

O pano de fundo tem uma crise política e social, a Segunda Guerra Mundial e a vida de imigrantes judeus que viviam fora da Europa e o preconceito ora velado ora escancarado que eles sofriam (mas nada da violência explicita que vemos em outros quadrinhos que também relatam esse período).

Essa HQ nos faz pensar onde realmente acontece as tempestades das nossas vidas e nos faz entender porque o título de mestre é dado ao Eisner!

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS