Literalmente Literal: Conhecendo Prêmios Literários

EM Colunas
karina
3 semanas atrás

Há um bom tempo em algumas capas de livros ou resenhas temos visto a frase:

“Esse livro é vencedor de tal prêmio…”

Pensando nisso, o Literalmente Literal desse mês é sobre alguns prêmios literários bem famosos, lembrando que cada país tem seus principais prêmios, que vivemos num mundo onde o acesso a escritores de língua inglesa é predominante as demais línguas, e que há prêmios específicos e muito renomados em diversas categorias.

Literalmente-Literal-Premios-da-Literatura

Nessa primeira parte decidimos focar em 3 prêmios internacionais que premiam diversas categorias e 3 prêmios nacionais que englobam também diversas categorias.

Prêmios Internacionais

  • Man Booker Prize – De origem Inglesa, criado em 1968; na época da criação do prêmio somente para escritores do Reino Unido, Irlanda e da comunidade britânica (países colonizados pela Inglaterra) podiam participar. Atualmente, os critérios de seleção foram ampliados e qualquer autor de qualquer nacionalidade, desde que escrevam em inglês e tenham publicado a sua obra no Reino Unido. Depois do Nobel é certamente o prêmio que mais provoca o aumento de vendas de um romance.
  • Prêmio Nobel de Literatura – Um dos prêmios mais tradicionais e valorizados, tanto devido ao prestígio e poder de divulgação quanto do ponto de vista financeiro. A premiação ocorre anualmente, é feita pela Academia Sueca desde 1901 e os critérios de avaliação são considerados o conjunto da obra de um autor vivo, sempre com um caráter fortemente político, o que, muitas vezes, provoca polêmica pela falta de transparência no processo de escolha.
  • National Book Award – É um prêmio literário de origem Estado Unidense, concedido anualmente, desde 1950, e premia autores norte-americanos vivos, atualmente, existem quatro categorias: ficção, não-ficção, poesia e literatura juvenil.

Prêmios Nacionais

  • Prêmio Jabuti –  é conhecido como o “Oscar” da Literatura, o Jabuti é organizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e é, sem dúvida, o mais tradicional e antigo prêmio literário brasileiro, desde a sua primeira edição em 1959. Atualmente, o prêmio contempla 27 categorias.
  • Prêmio Fundação Biblioteca Nacional – o prêmio foi criando em 2008, ocorre anualmente e premia autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros em nove categorias: poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil. Para ser inscrito, um livro tem que ter sido publicado naquele ano.
  • Prêmio Sesc de Literatura – é organizado pelo SESC (Serviço Social do Comércio) e premia anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros que sejam residentes no Brasil, essa é uma premiação que visa promover autores inéditos, pois os vencedores ganham um contrato de publicação da obra.

E aí, nos digam, vocês já leram algum livro vencedor dos prêmios citados acima?

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS