Do cinema para as páginas! “A Bela e a Fera” é uma incrível adaptação do live-action

EM Fantasia
yasmin
3 meses atrás

A-Bela-e-a-Fera-LivroLivro: A Bela e a Fera
Autor: Elizabeth Rudnick
Tradutor: Cely Couto
Nota: 4/5
Editora: Universo dos Livros
Paginas: 272

Nessa maravilhosa parceria entre a Disney e a Universo dos Livros, temos a honra de ganhar uma adaptação do roteiro do filme mais aguardado de 2017, a versão em live-action do clássico “A Bela e a Fera”.

Elizabeth Rudnick é mais uma vez responsável em recontar um clássico Disney das telas para as páginas dos livros. “A Bela e a Fera – Edição Oficial do Filme” traz uma adaptação do roteiro que mescla algumas inovações com cenas icônicas da animação. Para quem não conhece – o que é meio impossível – o livro conta a história de Bela, uma garota que mora numa vila do interior e o seu maior desejo é viajar e viver grandes aventuras, porém, seu mundo se transforma quando ela aceita trocar de lugar com seu pai para se tornar prisioneira de uma Fera insensível e arrogante, mas que também pode se tornar o seu príncipe encantado.

“Mas restava uma última esperança: a rosa que ela oferecera ao príncipe era encantada. Se o príncipe aprendesse a amar alguém e conquistasse o amor dessa pessoa, quando a última pétala caísse, a maldição seria quebrada.”

Com diálogos e um enredo bem fiéis a nova versão live-action, Elizabeth conseguiu novamente expandir uma história introduzindo os pensamentos e sentimentos dos personagens, que embora em alguns momentos podem parecer tão simples, em outros são complexos e mostra como esses personagens – não somente os protagonistas, mas todos os moradores do castelo que foram enfeitiçados – possuem várias camadas e suas próprias histórias que somente nessa adaptação (tanto do filme como do livro) conseguiram ser exploradas.

A-Bela-e-a-Fera1-livro-banner

Narrado por diversos pontos de vistas, mais especificamente entre a Bela, a Fera e o Gaston, os dois protagonistas e o antagonista respectivamente, o livro fica devendo um ponto de vista que é do LeFou, o melhor amigo de Gaston e também o primeiro personagem abertamente gay em um filme da Disney. Essa característica e relevância que LeFou ganhou no filme foi deixada de lado pela Elizabeth, tirando um pouco dos momentos divertidos e das mudanças que os roteiristas optaram e foram aprovadas pelo público.

“Quando acontecera não fazia diferença. O que importava, e Bela não podia negar, era o simples fato de que havia uma faísca inédita entre eles. Algo que fazia os dias no castelo se parecerem menos com uma sentença penal é mais… bem, mais com uma diversão.”

Além disso, nenhuma música (letra ou simplesmente uma citação) é colocada no livro, e isso só deixa ainda mais claro que o livro é uma extensão do filme, uma história que tem como objetivo explorar os sentimentos dos personagens – que apesar dos atores incríveis, o livro sempre sairá ganhando nesse quesito – ao mesmo tempo que se complementa com o filme ao deixar alguns momentos em aberto para serem preenchidos pelo longa.

Então, esse livro incrível é um ótimo título para quem gostou dessa nova versão do clássico “A Bela e a Fera”, mas infelizmente não é uma história que consegue ter o mesmo encanto sozinha, mas juntas, a paixão por esse clássico só aumenta.

yasmin
Sobre yasmin

Uma menina apaixonada por livros e que com eles já conseguiu passar por situações muitas vezes impossíveis.Curso a faculdade de jornalismo.

 

COMENTÁRIOS

  • Paola Maisi

    Esse livro é tão lindo, eu sei que isso pode ser ridículo mas eu realmente fico feliz de ver isso, que algo no qual eu tive prazer de conhecer na infância, um dos primeiros livros que li(se não o primeiro) hoje ainda posso apreciar com novas adaptações, eu amo muitooo isso além de que é um dos meus livros/filmes preferidos.
    Fiquei triste ao ver que infelizmente há algumas mudanças e que não tem esse encanto toda sozinha, porém mesmo assim comprarei porque, pf, é A Bela e a Fera e ainda tem Emma Watson na capa, só por isso eu já quero e estou apaixonada por ele.
    Obs: Amei seu funko pop s2.

  • Alessandra Fernandes

    Yasmin, eu confesso que tive poucos contatos com a história da Bela e a Fera, mas sim, conheço seu desfecho e personagens, principalmente depois da nova adaptação com Emma Watson interpretando a Bela.
    Gostei de ver que, além da linda capa que o livro nos traz, também foca nos pensamentos e sentimentos de cada personagem e pontos de vista diferentes. Acredito que, mesmo que o livro seja um complemento, ele não deixa de compartilhar seus encantos.
    Bjos!

  • marlene conceiçao

    Oi Yasmin.
    Eu estou louca tanto para assistir o filme, quanto para ler o livro.
    Eu adorei essa edição, e curtir saber que o livro não se limita a só um ou dois ponto de vista, o que eu particularmente adoro, eu sou muito fã da Emma e quando vir que ela interpretaria e Bela fiquei imensamente feliz, admiro muito seu trabalho.
    Enfim estou muito ansiosa pelo dois.
    Bjs.

  • Mari Magalhães

    Assisti ontem ao filme no cinema e estou completamente encantada ainda. Definitivamente, não sei o que sentir com tanta perfeição, haha. Chorei, gargalhei e cantei junto <3 Portanto, minha ansiosidade por esse livro é nítida pra todo mundo que me conhece, já quero. Sinto que vou me animar folheando as páginas tanto quanto me empolguei assistindo ao filme.

  • Lara Caroline

    Olá Yasmin!
    Não fui assistir ao filme ainda, e acho que vou esperar estar disponível na internet para poder ver.
    Achei bem legal essa extensão do filme, mas realmente poderia ter tido o ponto de vista do LeFou, assim que eu assistir o filme quero ler o livro com certeza.
    Beijos