“Depois de Você” e a mágica de Jojo Moyes

EM Drama
karina
2 mês atrás

Depois-De-VoceLivro: Depois de Você
Autor: Jojo Moyes
Tradução: Beatriz Horta
Série: Como Eu Era Antes de Você – Livro 2
Nota: 4/5
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

A resenha de hoje vem para lembrar que Jojo Moyes em breve estará no Brasil. Segundo a Editora Intrínseca haverá sessões de autógrafos em São Paulo e Rio de janeiro, agora em maio de 2017.

Confira mais informações AQUI!

“Depois de Você” é a continuação de “Como Eu Era Antes de Você”; nesse livro já se passaram 18 meses desde aquela carta do Will para a Lou, a história continua focada em Lou e em suas escolhas de vida, depois de ter seu mundo virado de cabeça para baixo por conta de Will.

“Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?”

Eu não tinha grandes expectativas para essa continuação, eu já sabia que seria praticamente impossível termos uma história tão emocionante como a primeira, mas acompanhar como a vida segue foi maravilhoso, foi realmente um presente dado para os fãs pela autora.

Jojo-Moyes-no-Brasil

A jornada aqui é aprender a viver com o luto, no início Lou começa viajando, e fazendo milhões de atividades para tentar ignorar a avalanche de sentimentos, mas com o tempo acaba voltando para Londres, comprando um apartamento e trabalhando em uma cafeteria, com a rotina consolidada a melancolia é inevitável (dá um certo desespero ver que Lou está vivendo exatamente como era antes do Will).

“Logo que me mudei para cá, quando tudo me atingiu com mais força, às vezes eu me desafiava a andar de uma extremidade a outra do prédio. No momento em que chegava do outro lado, eu ria sob o ar noturno. Viu? Estou aqui, viva, bem no limite. Estou fazendo o que você mandou!”

É tentando lidar com o luto da maneira Lou de ser, que um dia ela acaba bebendo demais e cai do terraço do prédio, óbvio que as pessoas próximas a ela não acreditam que foi um acidente e, por conta disso, Lou acaba sendo obrigada a procurar ajuda para lidar com o luto. Essa nova situação traz pessoas aos caminhos de Lou, pessoas essas que vão guiá-la a um novo processo de autodescoberta.

Entre as novas pessoas que chegam a vida de Lou está Sam, por quem vamos nos apaixonar logo de cara, ele é um personagem tão fofo e criado com tanto carinho que em momento algum eu o comparei com Will; também temos Lily, uma adolescente mimada que cairá de paraquedas na vida de Lou e que consequentemente trará muitas lembranças de volta. A princípio não consegui lidar muito bem com a chegada de Lily, parecia tudo muito forçado e injusto, mas com o passar das páginas fui aceitando e entendo o quanto essa garota precisa ser acolhida, tanto que no final ela funciona na história como um estímulo para mais uma virada na vida de Lou.

“Ok, Will, pensei. Se essa foi sua ideia de me jogar em uma nova vida, com certeza acertou em cheio.”

O livro é narrado em primeira pessoa, rever os Traynors e revisitar a chata da Treena nos leva a pensar que o livro não é só sobre o amor de Lou e Will, toda a nova situação nos leva a refletir sobre conflitos entre os pais e filhos, sobre a dor de perder alguém e não saber como seguir em frente, e sobretudo sobre o medo de aproveitar as chances de ser feliz novamente. Agora é só esperar e se controlar para não chorar na frente da Jojo.

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS