Para os amantes de “Maze Runner”! Esse era o livro que estávamos esperando

EM Distopia
santoni
2 meses atrás

O-Codigo-da-Febre-James-DashnerLivro: O Código da Febre
Autor: James Dashner
Tradutor: Edmundo Barreiros
Série: Maze Runner – Livro 5
Nota: 4,5/5
Editora: Plataforma21
Páginas: 370

Acho que para a maioria dos fãs das Saga Maze Runner o tempo C.R.U.E.L dos nossos Clareanos sempre foi uma incógnita e o prólogo existente (Ordem de Extermínio) realmente não aborda a parte da história que todos estavam esperando. Esse primeiro Prólogo é como se fosse um livro de histórias explicando um pouco da origem do cenário em que a história de James Dashner é ambientada.

Mas há muito tempo os fãs acabaram meio que caindo em aceitação, uma das fases do luto CLARO, de que a vida é assim e que talvez não veríamos mesmo Thomas, Newt, Teresa pré-Labirinto.

Com a adaptação para os cinemas, a fandom aumentou, e cada vez mais as pessoas pediam, com muito mais frequência e mais intensidade, para o senhor criador todo poderoso James Dashner a história dos nossos Clareanos. Fomos estão presenteados com O CÓDIGO DA FEBRE. Que posso dizer que foi uma pressão da fandom que deu super certo, sendo, em muitos níveis, um presentinho para os fãs! Preenchendo o vazio deixado pela saga.

Lançado em Setembro nos EUA, e aqui no Brasil em Outubro pela maravilhosa editora V&R.

Mais uma vez a edição brasileira traz uma ilustração do Marcelo Orsi Blanco, que acredito que era algo que os fãs estavam aguardando ansiosamente. Lembro que quando anunciaram o livro com a capa original as pessoas já estavam imaginando como seria a capa que chegaria para o público brasileiro. Foi um ótimo trabalho do ilustrador e eu fiquei muito satisfeito (e aliviado) com o resultado.

Voltamos ao mundo das variáveis, o Fulgor e o desvendamento da ruína universal!

“Ele percebeu que tinha duas coisas a se aferrar: suas memórias e seu nome. Sem dúvida não poderiam tirar as primeiras dele, mas estavam tentando roubar o segundo.”

O livro começa com um prólogo de, com certeza, um dos personagens favoritos de muitos fãs. Newt. Uma passagem muito bonita de como ele foi arrastado pra toda essa loucura, juntamente com sua irmã. Como podem ver… altas emoções logo no começo, mas aguenta firme que tem mais.

O-Codigo-da-Febre-James-Dashner-Maze-Runner1

Os futuros Clareanos não completaram nem cinco anos e já estão dentro das instalações do C.R.U.E.L. São apenas crianças, mas são tratadas duramente passando por testes, provas, análises, exames e estudos. São pressionados, cobrados, aterrorizados e tudo isso submetidos à alta tensão psicológica.

Somos apresentados à Minho, Alby, Chuck, Gally, Teresa, Thomas e algumas pessoas do Grupo B! O foco do livro é o Thomas e seu ponto de vista, assim como acontece na trilogia original.

Nesse livro temos o privilégio de acompanhar desde os primeiros estudos do C.R.U.E.L, os testes, a construção do labirinto, o papel dos Clareanos em tudo isso, conhecer mais da Dr. Paige, os primeiros testes do labirinto, até mais ou menos o começo de Correr Ou Morrer, pelo menos até poucos momentos que antecederam ele.

A dinâmica do livro é bem condizente com a história sendo contada, os capítulos são marcados com datas para tentar situar o leitor dentro do espaço-tempo do universo. A escrita continua fluida, capítulos relativamente curtos (excelente para intervalos e transportes públicos rs) e bem característica da saga.

O-Codigo-da-Febre-James-Dashner-Maze-Runner2

Acredito que Sir James Dashner tentou de verdade abordar vários pontos pedidos pelos fãs e, querendo ou não, tentou ligar um pouco dos flashbacks das adaptações com a sua história.

Mesmo sendo o começo de uma história que sabemos o final, o livro é surpreendente, cheio de boas e más surpresas, anima o leitor de várias formas, cheio de adrenalina e, que nem os outros livros da saga, ganha uma velocidade absurdamente animadora e tensa no final.

Agora SIM! “O Código da Febre” fecha a linha do tempo dos Clareanos e nos torna órfãos, outra vez, dessa incrível saga. Se você é fã, ou leu a trilogia, ou viu os filmes, ou apenas simpatiza com a história não pode deixar de conferir esse desfecho do começo! <3

santoni
Sobre santoni

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Olá Santoni, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li/assisti nada da série ainda?! Pois é, pra falar a verdade eu nunca topei com nenhuma resenha dos livros e nem tive curiosidade de ir procurar, por isso posso dizer que sei bem pouco sobre. É muito bom quando um autor lança mais alguma história para matar um pouquinho da saudade dos personagens!
    Beijos