Especial Mulher: A Rainha da Normandia – Patricia Bracewell

EM Resenhas
yasmin
4 meses atrás

A-Rainha-da-NormandiaLivro: A Rainha da Normandia
Autor: Patricia Bracewell
Tradução: Maria Luiza Newlands
Série: Emma da Normandia – Livro 1
Nota: 4/5
Editora: Arqueiro
Páginas: 400

Emma da Normandia, com apenas 15 anos de idade, precisou atravessar o Mar Estreito para se casar, a época era 1002 d.C., e seu futuro marido era o Rei da Inglaterra. Enviada pelo irmão mais velho Richard, o Duque da Normandia, como uma espécie de acordo de paz na qual a Normandia se comprometia em não ajudar mais os dinamarqueses após eles saquearem a Inglaterra. Emma, com tão pouca idade, se torna Rainha de um país que nunca conheceu, e esposa de um homem extremamente obsessivo. Entre sua vida na corte, intrigas de alguns nobres que desrespeitam sua posição, um marido que a trata apenas como prostituta e a ameaça dos dinamarqueses, Emma terá que ser forte se quiser sobreviver e se tornar a rainha ao qual foi coroada.

“O que queria dele era o reconhecimento de sua verdadeira posição de rainha, algo muito mais valioso do que ouro ou prata.”

Se em 2017 ainda encontramos diariamente diversos casos de machismo, estupro ou agressão, o que podemos esperar de 1002, onde a mulher só ganhava respeito após dar herdeiros?

“A Rainha da Normandia” é um livro incrível, com uma personagem super forte e um enredo muito bem desenvolvido que fala sobre estupro, desrespeito e as tradicionais intrigas na corte. A história nos traz Emma, alguém nova mas não tola, que se vê sozinha e isolada de todos, porém, não desiste em nenhum momento de reforçar sua coroa e a sua posição no trono. Narrado pelo ponto de vista de Emma e mais três personagens que ajudam a trazer outros momentos importantes da Inglaterra, essa biografia sobre uma das primeiras rainha inglesas é simplesmente fantástica.

A-Rainha-da-Normandia1

Patricia Bracewell conseguiu, nesse romance histórico, trazer elementos fortes e importantes para mostrar como foi complicada a vida de Emma nos primeiros anos na corte inglesa, ainda mais quando ela é considerada indesejada por alguns devido ao seu lugar de origem. Esse é um livro que fala sobre preconceito, desrespeito com a mulher, as tradicionais lutas na corte pelo poder e tudo isso regido por uma mulher extremamente forte e corajosa que mesmo sofrendo abuso em determinados momentos, não se curvará a ninguém, pois ela é Emma da Normandia, a rainha ungida da Inglaterra.

“- Você é a filha de Richard da Normandia. Rainha de toda a Inglaterra. O sangue viking corre em suas veias, filha. Vai permitir que seu medo a derrote?”

O final é simplesmente fantástico, e nos deixa ainda mais feliz em saber que teremos mais Emma da Normandia, afinal, esse é o primeiro livro de uma trilogia que contará a história dessa rainha. A autora teve o cuidado de escrever a história com um pouco da linguagem da época, no entanto, isso não torna a leitura cansativa, apenas identifica melhor a época aonde tudo está ocorrendo. Se você gosta de biografias históricas, esse livro precisa entrar para a sua lista de leitura.

yasmin
Sobre yasmin

Uma menina apaixonada por livros e que com eles já conseguiu passar por situações muitas vezes impossíveis.Curso a faculdade de jornalismo.

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Oi Yasmin, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro histórico que não fosse romance (pelo que eu me lembre rs) e eu achei muito legal esta história. Fiquei bastante curiosa para conhecer a Emma e um pouco mais da história dela, gosto bastante de livros que trazem personagens femininas fortes e este é um deles.
    Beijos

  • Alessandra Fernandes

    Não tenho o livro ainda, mas fiquei louca com a sua resenha. Além de um bom enredo e uma boa premissa, o livro ainda tem outra coisa que me interessa: biografia histórica. Adoro quando os livros abordam esse lado.
    Xoxo!