Especial Aviso de Gatilho: “Os 13 Porquês” – Jay Asher

EM Resenhas
karina
4 semanas atrás

Os-13-Porques-livroLivro: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Tradutor: José Augusto Lemos
Nota: 4/5
Editora: Ática
Páginas: 256

Para a segunda resenha do Especial Aviso de Gatilho, que são livros que deveriam conter aviso de gatilho por tratar assuntos fortes e de saúde mental, escolhemos mais um livro que trata de temas difíceis e quase tabus que nos levam a refletir como superar problemas ou lidar com coisas que estão muito além do nosso controle, e também para comemorar o lançamento da série, o livro escolhido foi “Os 13 Porquês”. Esse é um livro que pode conter alguns “Trigger Warming” como: Suicídio, Bullying e Depressão.

“Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem… Mais uma vez.”

Em “Os 13 porquês” acompanharemos a história de Hannah Barker, que após se suicidar enviou 7 fitas endereçadas a 13 pessoas, cada pessoa responsável por uma razão pela qual Hannah cometeu o suicídio. A história é narrada por Clay, mas é conduzida pelas fitas que Hannah envia a ele; Hannah certifica-se de que as 13 pessoas receberam as fitas para saber o qual o grau de envolvimento de cada um nas decisões dela.

Clay é o primeiro a receber as fitas e é assim que descobrimos o quê e como tudo aconteceu até que Hannah optasse por sua overdose de remédios. Esse livro é uma montanha-russa de emoções, é impossível de não se colocar no lugar de cada um dos personagens que receberam ou receberá as fitas.

“Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.”

A narrativa fica entre Clay apertando o play para descobrir qual o próximo motivo/responsável por determinada situação que levou Hannah ao fim da linha, e os flashback das situações que ele mesmo viveu e que Hannah relembra nos áudios. Em muitos momentos a tristeza e a angústia das linhas são tão fortes que é impossível não as sentir. O livro aborda mais que bulliyng, ele mostra a cada palavra que até as pequenas ações podem causar atos/situações devastadoras.

Os-13-Porques-livro1

Jessica, Tyeler, Alex,Jennhy, Marcus, Zach, Ryan, Justin, Courtney, Jenny, Bryce e Sr. Porter podem ser parte do motivo da morte, mas é Clay (que sempre foi apaixonado por Hannah) que precisa ouvir as fitas até o fim. Com alguns momentos clichês e muitos momentos adolescentes, a escrita ainda sim é boa ao ponto de não deixar você largar as páginas, é como se houvesse um clima de suspense mesmo quando já sabemos o que acontece com a personagem principal, é fácil se pegar desejando que o desfecho não tivesse sido como foi.

“Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério.”

A mensagem que fica é que devemos trabalhar todos os dias e que qualquer pessoa, por mais improvável que seja, pode não estar bem e que só o dono da dor realmente sabe o quanto dói; esse é um assunto delicado e deve ser amplamente discutido.

O livro ganhou uma adaptação pela Netflix, em uma minissérie de 13 episódios com Selena Gomez como produtora, Katherine Langford como a protagonista Hannah Baker e o roteiro é assinado por Brian Yorkey, vencedor do Prêmio Pulitzer pelo musical “Next to Normal”, com data prevista de estreia para o dia 31 desse mês, logo poderemos contar com mais essa estreia para maratonar!
Assista ao trailer:

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Oi Karina, tudo bem?
    Eu quero mt mt mt mt mt mt este livro, mas ele está sempre tão caro. Eu gosto muito de assuntos como este, por estudar psicologia, e este livro está na minha mira a algum tempo. Realmente este aviso de gatilho é bem útil se tratado desta história.
    Beijos

    • Yasmin

      Esse livro é incrível <3

  • Pingback: Ler e Imaginar | Comente, participe e concorra – Edição Abril()