Revelações e cenas clássicas se misturam em “Úrsula”

EM Fantasia
yasmin
6 meses atrás

ursula-a-historia-da-bruxa-da-pequena-sereiaLivro: Úrsula
Autor: Serena Valentino
Tradutor: Monique D’Orazio
Nota: 4/5
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 176

Nós conhecemos e nos apaixonamos pela a história de Ariel, a pequena sereia que decidiu seguir o seu coração após se apaixonar pelo humano Eric. Mas por que a Úrsula nutre tanto ódio do Rei Tritão?

Com a onda de humanizar as clássicas vilãs dos filmes das Princesas Disney, nesse livro vamos aprender sobre o passado da bruxa do mar, Úrsula, que depois de ter sido expulsa do reino decidiu se vingar do homem responsável por isso, o Rei Tritão. Mas de onde ela veio? Por que foi expulsa do reino? Qual o seu passado? Úrsula é a única vilã dessa história? Com vislumbres do passado, participações de bruxas já conhecidas, mas sem perder as características do clássico “A Pequena Sereia”, o livro traz uma visão mais humana dessa vilã sem perder a essência do que a tornou uma bruxa tão conhecida.

ursula-serena-valentino

Assim como “A Fera em Mim”, Serena Valentino mostra o mundo das bruxas ao desenvolver a história de Úrsula, uma bruxa que parece inicialmente apenas uma pessoa ambiciosa, mas na verdade nutre um ódio enorme do reino do mar e por isso planeja usar Ariel para se vingar de todos aqueles que um dia a traiu. O livro é incrível, principalmente por não ter sido lançado nada exclusivamente sobre essa bruxa, possibilitando assim um leque maior de opções que a autora poderia seguir; criando maior liberdade para a Serena desenvolver a personagem.

Adorei a forma como a história se uniu com o clássico “A Pequena Sereia”, por exemplo, ao descrever os sentimentos da Úrsula quando a Ariel vai pedir ajuda pela primeira vez, ou durante o encontro com Eric – como ela se sentiu usando a casca de um humano para destruir as chances de Ariel? – ou até mesmo o final da animação. Além disso, temos também cenas extras com as participações das três bruxas de “A Fera em Mim”, criando um vínculo entre todas as bruxas do reino.

“Úrsula” é um dos meus livros favoritos dessa releitura – gostei até mais do que “A Fera em Mim”, que é baseado na minha história favorita -, com revelações sobre o passado da bruxa do mar, uma história interligada com outros fatores e mundos, pontas soltas e surpreendentes reviravoltas, esse é um livro tanto para os fãs de “A Pequena Sereia” como para quem quer conhecer mais o mundo mágico criado pela Disney.

yasmin
Sobre yasmin

Uma menina apaixonada por livros e que com eles já conseguiu passar por situações muitas vezes impossíveis.Curso a faculdade de jornalismo.

 

COMENTÁRIOS

  • Alessandra Fernandes

    Oi, Yasmin!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma destas releituras dos famosos contos de fadas criado pela Disney, porém tenho uma grande curiosidade em conhecer mais destas estórias, principalmente tendo como ponto de visão as dos vilões.
    A Pequena Sereia não é o meu conto preferido, mas acredito que, assim que eu fizer a leitura, irei gostar, pois sua resenha muito me incentivou e criou em mim boas expectativas.
    Bjs!!

  • Lara Caroline

    Oi Yasmin, tudo bem?
    Eu simplesmente adoro releituras dos clássicos infantis. Estou gostado muito dos autores escreverem histórias com o ponto de vista dos vilões, que sempre foram odiados e mal compreendidos. Quero conferir os livros da série, que até o momento não pude ler.
    Beijos

    • Yasmin

      Eu estou adorando essa série, principalmente esse livro!