Literalmente Literal: New Adult (NA) x Young Adult (YA)

EM Colunas
karina
3 meses atrás

Bookshop Bokeh

Para nós, que somos apaixonados pelo mundo mágico dos livros, é fácil entrar de cabeça em lugares incríveis e viver aventuras maravilhosas, mas isso não quer dizer que sempre entendemos todos os termos (novos ou antigos) que esse mundo usa para explicar algumas coisas.

Pensando nisso, a equipe do LI decidiu criar uma coluna nova, onde vamos explicar esses termos. Então seja bem-vindo ao Literalmente Literal! Começando com uma das maiores confusões do mundo literal, decidimos explicar um pouco sobre a diferença em Young Adult (YA) para New Adult (NA).

young-adult

Young Adult pode ser traduzido para “Jovem Adulto”, que é um tipo de literatura para pessoas na faixa de 14 a 21 anos (mas é claro que também existem muitos leitores de outras faixas etárias). O que separa o YA da literatura infantojuvenil é que no “Jovem Adulto” é deixado de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentra-se em temáticas mais adultas, as propostas dos enredos são bem definidas e temos personagens principais adolescentes e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status Social, Bullying e entre outros, normalmente retratados de forma conflituosa.
Drama é um fator quase fundamental nessas tramas como por exemplo: divórcio dos pais, falta de popularidade na escola; a temática sexo é completamente permitido em YA – porém, em vez de se concentrar nos detalhes físicos gráficos da intimidade, YA tende a passar por cima e focar no aspecto emocional.

new-adults

Já o New Adult pode ser traduzido como “Novo Adulto” e aqui tanto o público quanto os personagens são um pouco mais velhos. Aqui a história se passa na faculdade e não na escola, com algumas exceções, e os conflitos passam a ser talvez um novo conjunto de primeiros acontecimentos, como a primeira vez que você tem que viver por conta própria ou a experiência de estar em um dormitório da faculdade ou sua primeira festa de fraternidade bêbado.
O New Adult também tem mais sexo, drogas, e rock and roll, é mais comum encontrarmos personagens que costumam ter problemas com drogas ou mocinhas que estão superando os antecedentes abusivos; no NA há muito mais sexo em geral, e é um pouco mais gráfico do que YA, no “Novo Adulto” as relações tendem a falar honestamente sobre sexo e os personagens estão numa fase da vida que normalmente o ato é parte do dia a dia.

Qual é o seu gênero literário favorito?

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Oi Karina, tudo bem?
    Adorei esta ideia de vocês de explicar os termos para nós leitores. Sou leitora a pouco tempo e fico um pouco perdida com tantas siglas hahahaha
    Estão de parabéns, as explicações ficaram ótimas.
    Meu gênero preferido desses dois, ainda é o YA. Adoro como os temas são abordados nesses livros e realmente parece que os YA mechem mais com o sentimental.
    Beijos

    • Yasmin

      Também adora YA <3

  • Alessandra Fernandes

    Oi, Karina!
    Eu também amei essa ideia de nos mostrar a definição de cada gênero literário. Eu inclusive, fico perdida em vários!
    Young Adult e New Adult sempre causa uma certa confusão para aqueles que não sabem distinguir os gêneros. E agradeço, pois finalmente pude compreender. Não mais irei confundir!! 😉
    Bjs!