“Bidu Caminhos” é amor da primeira até a última página

EM HQ/Graphic Novel
karina
4 meses atrás

bidu-caminhosLivro: Bidu Caminhos
Autor/Ilustrador: Eduardo Damasceno/Luís Felipe Garrocho
Série: Graphic MSP – 5
Nota: 5/5 – Favorito
Editora: Panini Comics
Páginas: 80

Em “Bidu Caminhos”, Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho (re)imaginaram como Bidu e Franjinha, que amamos, se conheceram e se tornaram melhores amigos; e o que podemos esperar dessa HQ é aventura e a certeza de que os caminhos nem sempre são fácies.

A maior parte das páginas acompanhamos Bidu como um cão de rua encarando todo o tipo de perigo pelo bairro do Limoeiro; é uma delícia acompanhar o desfecho feliz desse encontro, mas também experimentamos a angústia de acompanhar a trajetória de Bidu e todos os problemas que ele enfrentou e como os superou. O que importa nesse roteiro não é o que acontece, e sim como acontece!

bidu-caminhos1
A alternativa encontrada para o fato de que cães não falam foi feita muito bem e a comunicação entre eles é um show à parte. O traço se funde com a história e as onomatopeias parecem ganhar vida completando a experiência com cores suaves. A palavra que me veio à cabeça assim que fechei a última página foi carinho, mesmo com um plot bem simples essa é uma HQ que transborda carinho.

O que me fez favoritar é o quentinho que dá no coração quando o desenvolvimento vai se encerrando, depois de muito procurar por um cachorro o Franjinha decide que ele não procurará mais um cachorro, porque com suas invenções é o cachorro que vai achá-lo. Além, é claro, de querer poder aplaudir de pé a excelência da página dupla que compõe essa história!

bidu-caminhos3
Como já é costume nas Graphics MSP o material ainda conta com extras, que apresentam fatos sobre a criação da releitura e a própria criação do Maurício de Souza, e o material está disponível também tanto em capa dura quanto capa cartonada (ambas mais facilmente encontradas nos e-commerce).

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • Alessandra Fernandes

    O que dizer de Bidu? Esse cachorrinho que é puro amor?
    Tenho um enorme desejo de adquirir este HQ e embarcar nesta aventura com Bidu. Tenho uma paixão por cachorros e sei que este irá me conquistar da primeira á última página.
    Bjs, Karina!

  • Lara Caroline

    Oi Karina, tudo bem?
    Desde criança eu sempre fui apaixonada pela Turma da Mônica, e sempre que vejo algo relacionado fico super interessada. O Roteiro da história é tão fofinho que só me fez ter mais vontade de adquirir essa HQ e devorar as páginas rapidinho. O desenho é um encanto.
    Beijos