Livre nunca teve tantos significados

EM Drama
karina
3 meses atrás

downloadLivro: Uma Mulher Livre
Autor: Danielle Steel
Tradutor: Elaine Moreira
Editora: Record
Páginas: 294
Nota: 4/5

Conheci esse livro durante o mochilão da Record e ele me foi vendido com um livro que faz sucesso entre as pessoas mais velhas, visto que Danielle Stelle é uma autora que vende muito há muitos anos, mas sou obrigada a discordar. Creio que o livro venderia muito bem para qualquer idade, aqui temos uma história que tem como pano de fundo a tragédia do Titanic na qual Annabele que nunca teve grandes preocupações até mesmo pelo fato de pertencer a uma das famílias mais bem renomadas de Nova Iorque, até que tudo começa a mudar, quando Anabelle perde o pai e o irmão no acidente, ela e sua mãe tem que aprender a viver com a perda e saudade.

-Nós nunca sabemos o que vai acontecer – murmurou ele. -Tem que ser grata pelo que tem, pelo tempo que tiver. O destino é imprevisível, e às vezes não sabemos o quanto somos abençoados até que as coisas mudam.

O foco do livro é em Annabele e o período de tempo coberto pela narração nos leva desde a juventude até a vida adulta dela, de modo que acompanhamos não só as perdas familiares no acidente do Titanic como também temos um relato do início e término da segunda guerra mundial e como isso afetou as mulheres da época. A ambientação do livro é excelente e facilmente a autora nos leva por cada cenário da forma que conseguimos nos sentir como se de fato estivéssemos nos lugares descritos.

Por abranger muitos acontecimentos da vida de Anabelle, às vezes, durante a leitura, dava a impressão que o texto está correndo, você nem se acostuma com um acontecimento e já vem outro, mas isso não influi na construção dos personagens, pois eles são bem caracterizados, então ou a gente os odeia ou ama, rs.

A decisão é sua. O que quero dizer desde o último verão é que estou apaixonado por você. Não quero estragar nossa amizade ou assustá-la. Mas em algum momento me apaixonei por você, Annabelle. Acho que nos damos muito bem juntos, e não posso ficar solteiro para sempre. Nunca conheci uma mulher que tenha me feito querer casar. Mas não posso pensar em base melhor para o casamento do que a amizade, e é justamente o que temos. Então eu gostaria de pedir que me dê a honra de se casar comigo.

Depois do ano de luto que viveu com sua mãe no qual não podia socializar com a alta sociedade, ela foca suas forças em ajudar ao próximo e nutre o desejo de ser médica, coisa que sua mãe não aprova. Annabelle casa e descasa e se envolve em escândalos de forma involuntária até que enfim consegue ser livre e parte dos Estados Unidos para a França a fim de continuar perseguindo seu sonho. E mesmo com todo o sofrimento, a escrita de Danielle Stelle e tão fluida que é impossível largar o livro.

Enquanto admirava o oceano, tinha uma sensação incrível de liberdade, de finalmente ter se livrado das algemas. Não estava sobrecarregada pelas opiniões das outras pessoas, ou pelas mentiras ao seu respeito. Era uma mulher livre, uma mulher virtuosa, e sabia disso.

Já na França, a vida continua sem dar tréguas a Annabelle e acontece mais uma sucessão de tragédias, nunca vi tanta coisa dar errado na vida de uma pessoa e, apesar de tudo, em nenhum momento Anabelle se revoltou ou desistiu, pelo contrário seguiu em frente. Esse sem dúvida é um belo livro com uma lição de perseverança muito clara.

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Oi Karina, tudo bem?
    Nossa que livro é esse?! Super me interessei pelo livro, e achei a história bem interessante pelo que li na resenha. Essa personagem me lembra um de outro livro que eu li e que só acontecia tragédia na vida do coitado. Quero ler assim que possível!
    Beijos