Até onde você iria para ganhar o que deseja?

EM Fantasia
karina
6 meses atrás

Nerve-Jeanne-ryanLivro: Nerve
Autor: Jeanne Ryan
Tradutor: Débora Isidoro
Nota: 3/5
Editora: Outro Planeta (selo da Editora Planeta)
Páginas: 304

O livro é narrado pela protagonista Vee, que vive a sombra da melhor amiga e está cansada disso então decide encarar o Nerve. Nerve é um reality show online que funciona de um modo bem simples com apenas 2 categorias: Os Observadores, são as pessoas que pagam para ver o programa, e dependendo do valor que o Observador paga, ele tem a oportunidade de ver todo o jogo de perto, gravar ao vivo e enviar para o programa, além de interagir de vez em quando com os Jogadores (como o bom e velho pay-per-view que já conhecemos) e os Jogadores que obviamente são as pessoas que precisam completar os desafios propostos; a cada desafio que é completado ganha prêmios.

“É difícil acreditar que pouco antes eu estava deprimida atrás de uma cortina empoeirada vendo minha melhor amiga me esfaquear pelas costas. E agora? Prêmios, diversão e dinheiro, talvez. Porém, mais importante, um cara delicioso que me olha como se eu fosse um doce.”

A fluidez do livro é boa e a escrita é simples e direta, saber se Vee vai ou não completar os desafios é o que te prende até a última página, porém, é quando ela passa pela primeira fase, e recebe prêmios de encher os olhos, o enredo nos apresenta Ian, um jogador que foi colocado na história para desenvolver o clichê mais obvio possível, Ian é apresentado como parceiro para Vee completar os desafios pelos próprios desenvolvedores do jogo, um cara muito atraente e esperto.

“Meu telefone e o dele tocam ao mesmo tempo, a mesma voz de criança fazendo ruídos infantis, um som que me faz pensar em um filme de terror. É o toque do NERVE. E o nosso próximo desafio.”

Mesmo com alguns plots bem previsíveis o enredo conversa com muito do que vivemos atualmente, pois Nerve é um jogo sem regras que busca a maior visualização, a sensação de poder que a internet dá através do anonimato, o que é facilmente encontrado em qualquer rede social que acessarmos.

“PESSOAS QUE GOSTAM DE VENCER SEMPRE VÃO JOGAR.”

Mesmo que alguns desafios pareçam bobos no início e que o final tenha deixado a desejar optando pelo desfecho mais óbvio, a autora nos faz refletir sobre tudo o que expomos na internet, uma vez que os prêmios ganhos por Vee são objetos que uma hora ou outra ela manifestou desejo por eles em suas redes sociais, só não imaginava que os desafios que antes eram fáceis e divertidos, acabam saindo do controle. E a pergunta que fica é: “Até onde você iria para ganhar o que deseja?”.

O livro já foi adaptado para o cinema com o nome de “Nerve  -Um Jogo Sem Regras” e é estrelado por Emma Roberts no papel principal, com direção de Ariel Schulman, Henry Joost e distribuição Paris filmes.

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • João Victor Muniz

    Tô bastante afim de ler esse livro, gosto desde a capa, espero que realmente supere minhas expectativas, até preferi não ver o filme antes de ler, pra ser tudo surpresinha. rs

    http://leitorprolixo.blogspot.com.br/