A nossa atual história continua produzindo “Lixo”

EM HQ/Graphic Novel
karina
4 meses atrás

o-lixo-da-historiaLivro: O Lixo da História
Autor/Ilustrador: Angeli
Nota: 4/5
Editora: Quadrinhos na Cia (Companhia das Letras)
Páginas: 300

Antes de começarmos a falar de “O Lixo da História“ precisamos falar sobre Arnaldo Angeli Filho, mais conhecido com Angeli. Angeli é brasileiro, considerado um dos mais influentes quadrinistas do nosso país e criou inúmeros personagens que já fazem parte da nossa cultura como Bob Cuspe, Rê Bordosa, Mara Tara, Wood & Stock e tantos outros.

Com anos fazendo charges sobre política para a Folha de São Paulo, as tirinhas têm um tom de crítica social e humor negro, em “O Lixo da História” temos uma coletânea das tirinhas que abrangem cronologicamente o período pós 11 de setembro de 2001 a 2012, o que nos dá abrangência das principais questões que mobilizaram o noticiário político internacional.

Para quem gosta de textos sobre guerra e política, esse sem dúvida é um livro para ter destaque na estante, esse é um livro que além de conteúdo incrível a edição da Quadrinhos na Cia é muito caprichada com folhas duplas e outras que tem apenas um pequeno desenho numa página branca.

Muito do conteúdo é focado no governo George W. Bush e sua guerra contra o terror evidenciando sempre a forma agressiva política externa adotada, mas também aborda questões que nos levaram a recente primavera árabe, além de abordar ditaduras em vigência (esse seria um ótimo material de apoio pra quem está no colégio ou prestando vestibular; o traço de Angeli é sujo e bem definido como já é marca registrada dele, e a cor vermelha simbolizando o rastro de sangue que esses conflitos deixaram e é presente em quase todos os quadros.

Por se tratar de uma coletânea de charge, não há um roteiro de leitura que guie os quadrinhos, e as únicas informações complementares de texto são o posfácio e uma linha do tempo com os fatos mais marcantes em termos de disputas de guerras ao final do livro, ainda que estejamos em 2016, charges lá dos anos 2004 traduzem em imagens situações atuais de descrença.

o-lixo-da-historia3

Analisando em nossas memórias os anos separadamente talvez não tenhamos a compreensão total de quanto sangue foi derramado nesse período e o quanto as cenas do garoto refugiado já sem vida encontrado na praia ou o garotinha retirada viva dos escombros de um bombardeio na Síria recentemente já estava sendo trilhado lá atrás; além de nos mostrar o quanto lixo já produzimos o livro nos alerta para o que estamos colhendo na atualidade e plantando para o futuro.

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Oi Karina, tudo bem?
    Eu adoro charges que fazem essas críticas. Adorei as ilustraçoes do autor, e não conhecia nenhum desses personagens citados. Vou pesquisar um pouco mais sobre ele. Esse quadrinho está bem interessante mesmo para quem deseja saber um pouco mais sobre história ou até mesmo para quem está prestando vestibular.
    Beijos