“Órfão X” é a mistura completa de ação, suspense e conspiração

EM Resenhas
Glauce
6 meses atrás

orfaox-gregg-hurwitzLivro: Órfão X
Autor: Gregg Hurwitz
Tradutor: Débora Isidoro
Nota: 4,5/5
Editora: Planeta
Páginas: 336

“Você precisa da minha ajuda?”

É com essa pergunta que Evan Smoak atende suas ligações. Recrutado aos 12 anos pelo governo norte-americano para ingressar no ultrassecreto programa Órfão, que tinha como objetivo recrutar e treinar órfãos para executar missões ultrassecretas e altamente perigosas. Recebeu um novo nome, passou a ser o Órfão X, recebeu treinamento, aprendeu a lutar, a atirar, a encarnar um disfarce, mascarar a dor, a obter informações, a invadir sistemas e ser invisível.

“— A dor é relativa. Subjetiva. […] Vou te ensinar a diferença ente dor e sentir dor.
—  Antecipar a dor provoca medo, e o medo aumenta a intensidade da dor. […]
— A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.” 48 p

Após anos de serviços prestados, começa a se questionar sobre a real finalidade do programa e o abandona. Utilizando o treinamento que recebeu, desaparece. Passa a viver sob o codinome O Homem de Lugar Nenhum, com um único propósito de utilizar as habilidades que adquiriu durante seus treinamentos para salvar e proteger pessoas humildes e indefesas como ele foi um dia. Porém, durante uma de suas missões de ajuda, uma complicação aparece o que traz o seu passado de volta. Alguém muito bem treinado como ele surge, o fazendo questionar: o perseguidor possa vir a ser um Órfão? Sem saber em quem pode confiar, começa uma corrida para salvar a sua pele e das pessoas inocentes que se envolveram durante o percurso.

orfaox-gregg-hurwitz1

Com uma narrativa sensacional, bem construída, rica em detalhes, o autor conseguiu segurar o suspense até o final, sem deixar a peteca cair, acrescentando mais suspense e adrenalina a cada virada de página. A leitura é um pouco maçante, o que pode vir a ocorrer ao longo da narrativa desse gênero devido à grande quantidade de detalhes. Gregg Hurwitz, conseguiu criar uma personagem (Evan) que pode ser um assassino impiedoso em um momento e no outro alguém humano.

“— Respeite sempre a vida. Assim vai dar valor à sua própria vida. A parte mais difícil não é transformar você em um assassino. A parte mais difícil é mantê-lo humano.” 104 p

A relação humana fica a cargo de seu envolvimento (não estou dizendo que é romântico, que fique bem claro) com Peter Hall e sua mãe Mia, do apartamento 12B. Peter irá protagonizar algumas cenas muitos fofas, mostrando que o coração de gelo de Evan pode ser descongelado.

Se você é aquele tipo de pessoa que ama história de agentes secretos, assassinos treinados por organizações secretas, ao estilo Jason Bourne, Hitman, Jack Bauer, entre outros, com muito sangue, lutas, tiros e ações afim, vai se apaixonar por essa história e devorar o livro.

Esse é o tipo de livro que vai fazer você desconfiar de todo mundo, não vai saber qual personagem está dizendo a verdade. E torcer para que a sua teoria esteja certa e aquela personagem que você gosta, não ser o vilão.

Acabei o livro louca pela continuação, sim, o livro não é único, ele tem uma continuação. “The Nowhere Man” será lançado nos EUA em 17 de janeiro do ano que vem. Cruzando os dedos para a Editora Planeta trazer a continuação… Ahhh, e para quem gosta de conto, o Gregg Hurwitz escreveu Buy a Bullet, que vai contar a primeira missão de Evan como O Homem de Lugar Nenhum, mas infelizmente só está disponível na língua inglesa.

Glauce
Sobre Glauce

Sagitariana que ama sua liberdade física e emocional. Uma Biomédica Imunologista de formação, que nutri um paixão não tão secreta pela Bacteriologia e Aviação.... Viciada em livros, sendo uma bookaholic por opção e paixão, que sonha com o brevê... Uma pessoa que se pudesse passaria a vida em curso, uma hora aqui outra lá.

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Oi Glauce!
    Adorei a sinopse do livro e apesar de ser um pouco maçante acho que vale a pena a leitura. Também gosto de livros que explodem no final sabe? Quando parece que as coisas são reveladas por ultimo para deixar o leitor ansioso hahahah Quero lê-lo.
    Beijos

  • Alessandra Fernandes

    Quando li a sinopse do livro pela primeira vez, me apaixonei instantaneamente, e agora que estou lendo a sua resenha, vejo que ele irá me surpreender. Adoro histórias com muita ação, suspense e reviravoltas e Órgão X é a trama perfeita para mim. Lerei sem falta.
    Bjs, Glauce!

  • Halana Santos Silva

    Que bom que vc citou Hitman… pois lembrei do filme e sou paixonada…
    Caramba… preciso desse livro. Já ouvi falar, mas só prestei atenção nessa resenha e agora entendo do que realmente se trata o livro.