TOP 5! Especial livros para comemorar O Dia das Crianças

EM Colunas
karina
6 meses atrás

Para comemorar O Dia das Crianças, planejamos um top 5 (que contém 2 extras) que são feitos para crianças, que falam sobre essa fase da vida, mas que encantam qualquer faixa etária de leitor.

Nosso top 5 contém 7 livros porque não podemos deixar de recomendar sempre que podemos Extraordinário, da R.J Palacio, e Passarinha, da Kathryn Erskine, ambos com resenhas aqui no LI. Mas vamos aos escolhidos.

george-alex-gino-banner

1- George – Alex Gino

Publicado pela Galera Record, pelo selo Junior da editora, “George” é um livro bem curtinho que merece todo o destaque possível, o livro aborda um assunto que até então é considerado tabu.
Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque… é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.
Nossa escolha para esse top não poderia deixar de incluir um livro sensível que aborde questão de gênero desde cedo para que tanto adultos quanto crianças sintam-se confortáveis em ser quem são.

matilda-roald-dahl

2 – Matilda – Roald Dahl

“Matilda” é um clássico para quem cresceu assistindo sessão da tarde nos anos 90. O filme é uma adaptação do livro do autor Roald Dahl, que conta a história de uma garotinha que adora ler, ela passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro e quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas.
Seus pais só veem televisão o tempo todo e achavam muito estranho que ela gostasse de ler; a diretora da escola pega no pé dela, as coisas podem não dar muito certo para Matilda, mas Roald nos conta coisas de um modo tão absurdo e exagerado e inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.
Apesar de ser um livro para crianças, não tem como nossa alma de leitora não se encantar com cada travessura e descoberta da pequena e é um ótimo livro para revisitar de tempos em tempos.

os-molambolengos-evangeline-lilly-banner

3 – Os Molambolengos – Evangeline Lilly

“Os Molambolengos” é o primeiro livro infantil escrito por Evangeline Lily que ficou conhecida como Kate na série “Lost”). É um livro de texto curto e rimado, que conta a história de uma garotinha (bem mimada) chamada Selma, que está em um parque de diversão prestes a descobrir que suas escolhas podem ter consequências não tão desejadas.
Com um aspecto mais dark e muito caprichado, agrada desde crianças pequenas até adultos. Essa história tem uma conclusão, mas Evangeline já disse em entrevistas que pretende escrever continuações.
Apesar da minha pessoa já não ganhar presentes no dia das crianças a um bom tempo, com certeza essa é uma história que vale a pena ficar de olho, pois mostra que nem todo livro infantil tem que ter final fofo e feliz.

poderosa-sergio-klein

4 – Poderosa – Sérgio Klein

“Poderosa” faz parte de uma série de 6 livros que conta a história de uma garota que tinha o mundo nas mãos. Nesse primeiro livro, conhecemos Joana Dalva – a mãe professora de história queria que a filha chamasse Joana em homenagem a Joana D’Arc e seu pai queria Dalva, nome de sua mãe — para não contrariar ninguém, a vontade dos dois foi feita e saiu Joana Dalva, que em seus 13 anos sonha em ser escritora, ela mora com seus pais, irmão e avó.
Joana enfrenta a difícil situação de divórcio eminente dos pais, vive em pé de guerra com o irmão. Quando Joana escreve uma redação na escola sobre a xará, descobre que sua escrita tem o poder de mudar o passado, com o poder da escrita e a ajuda da literatura Joana resolve também alterar fatos do presente e cada texto escrito gera uma situação inesperada (pensa só no desastre), a leitura é fácil e não se trata apenas de dramas adolescentes, para o leitor de qualquer idade que acredita que a escrita pode transformar essa história é uma delícia.

o-tesouro-da-encantadora-caroline-carlson-banner

5 – O Tesouro da Encantadora – Caroline Carlson

Por que não ensinar desde pequeno que mulheres e homens possuem o mesmo direito, em todas as fases da vida? O primeiro livro da série “A Quase Honrosa Liga de Piratas” trata sobre a importância da igualdade.
No livro conhecemos Hilary, uma adolescente que não vê nenhuma utilidade como desmaiar, a dançar direito e como uma dama deve se portar em festas e eventos sociais… para ela, a única coisa importante é se tornar uma pirata, mesmo que a quase honrosa liga de piratas não queira aceita-la por ser mulher.
Esse livro mostra que não devemos desistir dos nossos sonhos e sempre devemos lutar pela justiça, igualdade e grandes aventuras.

karina
Sobre karina

Biomédica por formação , bookaholic por paixão !

 

COMENTÁRIOS

  • Alessandra Fernandes

    Oi, Karina!
    Amei este especial para o Dia das Crianças. Sou uma amante de livros infantis, porque eles sempre nos trazem deliciosas histórias, recheadas de grandes reflexões.
    Gostei das indicações, inclusive teve alguns que eu não conhecia como; Matilda e Poderosa. Definitivamente, são ótimas dicas de leitura e presente para este dia tão divertido!
    Bjs!

  • Lara Caroline

    Olá!
    Adorei as indicações, quero muito, muito, muito ler George. Matilda fez parte da minha infância e eu não sabia que era uma adaptação do livro, já quero ler.
    Beijos

    • Yasmin

      Poucas pessoas conhecem esse fato 🙂