Especial Terror: Colega de Quarto – Victor Bonini

EM Resenhas
yasmin
5 meses atrás

Colega-QuartoLivro: Colega de Quarto
Autor: Victor Bonini
Nota: 3,5/5
Editora: Faro Editorial
Páginas: 280

Victor Bonini construiu uma história incrível que se dividi entre o sobrenatural e o mistério!

Para encerrar nossas indicações de livros para o ‘Especial Terror’, escolhi uma história que beira o terror e o suspense. Nesse livro conhecemos rapidamente a história de Eric Schatz, um menino mimado e muito rico que sempre conseguiu tudo o que queria na vida; morando sozinho no seu apartamento em São Paulo – para assim puder cursar a faculdade -, o mundo de Eric começa a enlouquecer quando vestígios de um colega de quarto começam a surgir no seu apartamento, o problema é que ele mora sozinho… Desesperado para descobrir o que está ocorrendo, Eric pede a ajuda do advogado/detetive Conrado Bardelli para resolver esse mistério, no entanto, isso acaba sendo um pouco tarde, pois, apenas algumas horas do encontro de Conrado e Eric, Schatz é encontrado morto após se jogar do seu apartamento, agora cabe ao detetive descobrir o que realmente aconteceu…

“Conrado Bardelli voltou ao escritório, fechou a porta e suspirou. Chacoalhou a cabeça, confuso. Aquela era a primeira indicação de que algo estava mais errado do que parecia.”

“Colega de Quarto” foi uma das grandes surpresas desse especial. Com uma história um pouco parada no começo, mas que se torna frenética da metade do livro para frente, Victor Bonini é mais um grande autor nacional para se conhecer. Dividido em três partes, sendo que a primeira é mais parada e introdutória do que seria necessário – esse o motivo de eu ter dado 3,5 para o livro -, já na segunda temos reviravoltas incríveis e também onde eu desenvolvi maior afeição por esse estranho detetive, e a terceira e última parte é simplesmente incrível, marcada por revelações surpreendentes – até para quem está acostumada com esse gênero literário – que fica impossível largar o livro.

colega-de-quarto1

Narrado em primeira pessoa por vários pontos de vistas, isso foi uma artifício pouco utilizado pelo autor, pois ao invés de abrir esse leque e mostrar muitos mais pontos da história – sem se focar apenas no que está acontecendo com Conrado – as poucas vezes que Victor utilizou para mostrar outros acontecimentos, não foram tão importantes para o desenrolar dos fatos. Mas apesar desse ponto negativo, Bonini soube muito bem utilizar essas excessivas trocas de PDV para mostrar os sentimentos dos personagens, fazendo com que crie um ponto de interrogação sobre os motivos de cada um deles.

“- O fato é que o garoto falou muito; eu tenho a impressão de que ele pode ter me contado o motivo da morte sem que eu tenha me dado conta.”

Com capítulos extremamente curtos, que atrapalham um pouco o desenvolvimento da trama, já que ao contrário de criar um mistério sobre o enredo, simplesmente quebra o pensamento do Conrado Bardelli, esse foi sinceramente o que mais me irritou e me incomodou no começo do livro, mas que vai se perdendo um pouco ao longo da história.

Apesar de todas esses pontos que me irritaram, o livro é bom, e sinceramente, poderia até ler uma outra história em que Conrado e o Dr. Wilson (responsável pelo DHPP) voltassem para resolver mais um caso de mistério que beira ao imaginário.

yasmin
Sobre yasmin

Uma menina apaixonada por livros e que com eles já conseguiu passar por situações muitas vezes impossíveis.Curso a faculdade de jornalismo.

 

COMENTÁRIOS

  • Lara Caroline

    Olá Yasmin!
    Estou adorando as indicações deste mês de terror. Fiquei bem intrigada lendo a sua resenha e até um pouco assustada. Como assim um colega de quarto que não existe??? hahaha
    Preciso ler este livro e descobrir o que rola neste mistério. Apesar dos pontos negativos, acredito que deva ser um livro muito bom, e é nacional o que faz a gente ter fé nos nossos autores.
    Beijos

  • Alessandra Fernandes

    Livros de suspense são os meus preferidos. Amo quando um autor nos surpreende e fascina dessa maneira, e apesar dos diversos pontos negativos que fizeram você dar um nota baixa ao livro, acredito que Colega de Quarto irá me proporcionar uma ótima leitura. Quero saber o desfecho desta trama.
    Bjs!

    • Yasmin

      O livro é bom, mas você tem que estar preparado para esses pontos negativos.