Para ler com um sorriso nos lábios, “A Livraria dos Finais Felizes” mostra que livros podem tornar tudo melhor

EM Resenhas
leilane
8 meses atrás

a-livraria-dos-finais-felizes-katarina-bivald

Livro: A Livraria dos Finais Felizes
Autor:
Katarina Bivald
Tradutor:
 Maurício Carol Selvatici
Nota: 5/5
Editora: Suma de Letras
Páginas: 336

Para uma pessoa viciada em livros, há uma infinidade de lugares possíveis para se conhecer. Outro lado muito bom de amar livros é conhecer outros amantes de livros. Muitas vezes você os conhece pessoalmente, também pode ser on-line ou por meio de troca de livros viajantes. E é isso o que acontece com a sueca Sara, ela conhece Amy, uma adorável senhorinha norte-americana, por meio de livros viajantes, o que inicia uma troca de cartas que fazem com que Sara conheça todas as pessoas da cidadezinha onde Amy mora. E quando ela convida Sara para visitá-la em Broken Wheel, Iowa, a sueca vai sem hesitar. Ela só não esperava chegar na hora mais inapropriada possível e muito menos que sua vida mudaria para sempre – mesmo que no fundo fosse isso o que sempre desejou.

a-livraria-dos-finais-felizes-katarina-bivald-suma-de-letras

Tenho sempre um carinho especial sobre livro sobre livros e das pessoas que os leem. Este livro me chamou atenção em tudo, a linda capa, a sinopse que te puxa e o fato de a autora ser sueca, pois fico muito feliz sempre que saio do âmbito dos livros que não em português ou escritos originalmente em inglês, assim posso conhecer um pouco mais literatura de outros países.

“ – Está sentindo? Cheiro de livro novo. De aventuras desconhecidas. De amigos que nunca conheceu, de horas de escapismo mágico esperando por você.” (p. 263)

Sara é uma personagem que nunca realmente se encaixou, mas os livros para ela dão um sentido tão grande para vida que qualquer percalço social é compensado por eles. Quando ela está em Broken Wheel, ela finalmente tem a oportunidade de ser além de uma pessoa que está sempre com a cara enfiada nos livros, o que causa várias reviravoltas nas pessoas pacatas desta cidade. Tanto que o que mais me surpreendeu neste livro foi a reviravolta na vida de uma personagem secundária, Caroline – simplesmente adorei –, mas a dos outros também foram muito legais. Acho que a autora deve ter pensado que logo ficaria claro o que aconteceria com a principal, por isso decidiu nos surpreender com os secundários.

O nível de adorkabilidade desta história é tão grande que você sorri o livro todo. Todas as citações de grandes obras clássicas e contemporâneas, toda a pequena cidade mobilizada para fazer tudo acontecer – com direito a pedido especial por parte deles para Sara – e a cena mais impagável que já li na vida com toda a cidade assistindo através da vitrine da livraria Sara lendo por mais de 5 horas, fazendo desse momento uma festa com comida e bebida e muita comemoração no final. Quem diria que ler seria uma atração? Foi genial, fiquei fã da autora e estou ansiosa por mais obras dela. Livro mais que recomendado, obrigatório para que ama a capacidade que os livros têm de mudar vidas.

leilane
Sobre leilane

Leitora apaixonada e colecionadora de livros e tudo relacionado a livros. Em um mundo cheio de atribulações, os livros são sua constante. Ama a família e os amigos. Fã de filmes e séries. Tradutora formada em Letras Inglês/Português e também é Bacharel em Turismo.

 

COMENTÁRIOS

  • Alessandra Fernandes

    Tenho este livro em e-book, e mesmo sentindo atração por sua capa, tive receio de começar a leitura. Agora, que tive a oportunidade de conhecer um pouco de sua história e a alegria que ele nos proporciona, estou cheia de expectativas.
    Amei a resenha, Leilane!
    Bjs!!

    • Yasmin

      Depois fala o que achou 🙂

  • Lara Caroline

    Oi!
    Adorei a resenha, e este livro para ser mesmo adorável. A capa é incrível e o título é uma gracinha, me chamou bastante atenção. Já adicionei a minha lista de futuras leituras.